Orange is the New Black [6° temporada]

A temporada para lembrar que o sistema penitenciário não é justo.


Antes de mais nada, esse poste contém spoiler, até mesmo da sexta temporada.

A sexta temporada de Orange is the New Black, que estreou no final de julho desse ano, mostrou as consequências da rebelião da temporada passada e jogou na nossa cara que essa é uma série que trata sobre o sistema penitenciários, e tem como personagens, criminosas.

A série como um todo, por mais que mostrasse problemas de corrupção e abuso policial nas prisões americanas, não deixava de romantizar o que é estar preso, então, por isso eu entendo que algumas pessoas tenham achado essa temporada um pouco mais “chata” e lenta do que as anteriores, principalmente comparado com a anterior.

Porque essa foi a temporada mais real, comparado com a realidade, e a realidade é que é uma droga você ficar presa. Na realidade é muito mais provável se perder lá dentro, como foi o caso da Daya, do que se reabilitar. Quando se sai de lá, as pessoas não vão querer te dar emprego por causa dos registros e a alternativa é voltar para o crime. Os amigos da cadeia vão te denunciar para não ganharem tempo extra. A negra e a russa vão ser o bote expiatório. Entre sair mais cedo com dinheiro e lutar por uma causa, vai se aceitar o suborno do CEO. E quem vai sair mais cedo será a branca, enquanto a latina vai para uma prisão exclusiva de imigrantes.

É chato, porque você não quer ver aquelas personagens, que você conviveu cinco anos e sabe que não são más, só fizeram escolhas erradas, se dando mal por algo que elas não fizeram. Mas essa é a verdade, as pessoas são pressas e julgadas pelo de fora e não o de dentro.

Mas apesar disso a série conseguiu colocar uma diversão e foi legal a rivalidade do bloco C contra o D. O que realmente pesou na temporada foi redução e separação do elenco original, teve personagem que apareceu para uma ou duas cenas, teria sido melhor nem aparecer. O que deixou na cara o desgaste de roteiro que a série já vinha sofrendo. (Sem contar o cache que deve ter crescido.) 

Realmente espero que essa seja a última temporada, porque acho que esse final infeliz foi uma boa forma de encerrar a série. Se não a última, pelo menos a penúltima. Só não fira aquela série eterna que renova todo o elenco mais não acaba.

Destaque para a personagem nova mais legal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.