Quase Memória [Crítica]


Sinopse: Carlos Jovem recebe um pacote, uma situação rotineira para um jornalista. Mas o pacote soa diferente. O nó que amarra o embrulho, o cheiro, a letra no envelope: só poderia ter sido enviado por seu pai, Ernesto , morto há anos. Um pai que sempre criou situações inusitadas – como essa. Abrir ou não essa surpreendente remessa? Enquanto decide, Carlos reconstrói suas divertidas memórias ao lado desse pai genialmente louco enquanto conversa com ele mesmo em outra fase da vida: Carlos Velho.

Crítica por Reinaldo Barros: A princípio pode parecer confuso e de fato é, não só para quem assiste, a confusão permeia a mente dos personagens durante todo o filme e traz a angústia para Carlos (Charles Frick e Tony Ramos) ao receber uma encomenda de seu falecido pai.

Quase Memória é um longa baseado no livro homônimo de Carlos Heitor Cony que vai te levar para dentro da cabeça de um personagem confuso com suas próprias memórias, ou quase memórias, isso porque já não tem tanta certeza sobre suas lembranças.

A encomenda não é a única peça da história a trazer a confusão para Carlos, o encontro consigo mesmo mexe com sua cabeça fazendo com que a certeza sobre si mesmo seja abalada. O foco principal da conversa entre as versões é para ter mais certeza sobre o seu próprio passado.


Todo o elenco atuou muito bem, vale ressaltar a ótima atuação de João Miguel como Ernesto, um amável pai genial e louco. Mariana Ximenes vive a mãe de Carlos, sempre com um olhar angustiado e preocupado com as experiências frustradas do marido. O filme é bem poético, dividido em dois ambientes, o da memória, sempre rico em cores e detalhes a respeito de cada momento emblemático para Carlos; e um ambiente escuro, aprisionador, mantendo cativos o velho e o novo numa conversa interminável, numa certeza inalcançável sobre quem seria o verdadeiro Carlos, ou como estaria Ernesto, falecido ou ainda vivo em algum lugar fora da memória?

Se você decidir assistir esse filme esteja preparado para não ter todas as respostas, não desista se a confusão também lhe atacar logo pelo começo, permaneça e desfrute de um filme rico em detalhes poéticos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.