Dia 08 de Março, eu não quero parabéns.

Eu pensei por um bom tempo se iria ou não escreve um texto para o dia de hoje.


Mesmo nova, eu nunca gostei do “Dia Internacional da Mulher”, na minha cabeça esse dia não fazia sentido. Porque as mulheres têm um dia para ganhar parabéns? Exatamente pelo o que estamos recebendo parabéns? E porque temos só um dia para receber esse parabéns? Porque estamos ganhando flores e chocolates? Isso me parecia um grande circo, só para entreter, para distrair, para fazer esquecer. Que nem quando uma criança faz algo simplório e as parabenizamos para ela se sentir especial.

Conforme fui crescendo e conheci o feminismo, essa data até ganhou um sentido mais digno. Seria uma celebração e recordação das conquistas feitas por nós, mas não tirou o gosto amargo da boca. Primeiro, porque a maioria das pessoas que celebram e relembram por esses motivos somos nós mesmas, mulheres. Para o resto, é só mais uma data para dar parabéns no whatsapp. Também, é triste saber que temos uma data marcada por luta e sofrimento, simplesmente para termos os mesmos direitos.

Durante o meu ensino médio, nessa mesma data, veio aquela pergunta na sala: “E o Dia Internacional do Homem”? Que foi rapidamente respondida em tom de brincadeira: “É todo dia”. Isso não é uma piada, é a verdade nua e crua. Todos os dias os homens recebem parabéns, no sentido que, todos os dias a existência deles é reconhecida. No sentido que, se ele falar alguma coisa, ele não vai ser duvidado por causa do seu gênero. No sentido que, se ele quiser alguma coisa, não é o gênero dele que vai impedir. No sentido que, se ele fazer alguma coisa, ele não vai ser rejeitado por causa do seu gênero. No sentido que, se ele errar, o gênero dele não vai ser associado a isso.

Por isso, eu não quero parabéns por ser mulher, mas ser reconhecida como ser humano, que pensa, que tem desejos e que erra. 

Um comentário:

  1. amei seu texto e seu ponto de vista. Me fez pensar(o que é bom pra se variar). Achei intrigante o título e percebi que existe sim um motivo.

    Obrigada pela leitura

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.